sábado, 9 de fevereiro de 2008

A cama do gado


Para fazer a cama do gado no curral recorre-se à vegetação arbustiva - "o mato". Depois de "curtir", de estar alguns meses no curral, este mato torna-se estrume que é levado para os terrenos de cultivo. Nestas fotos: o "Relvoeiro" na Primavera de 2005, e a Dona Rita "com a Primavera às costas", na Rua da Carreira em Chão Sobral.

Estrume



Transportar o estrume do curral do gado para as terras de cultivo é uma tarefa necessária. "Só o mato dá fartura!"

Gados em Chão Sobral






Na "Boucha Longa" e às "Hortas", em Chão Sobral, algumas cabras e ovelhas pastam tranquilamente, vigiadas pelos seus donos. De manhã e à noite faz-se a ordenha. Por vezes as cabras e os coelhos dormem na mesma casa ...

Cultura da batata

No "Chão do Torno", no lugar do Colcurinho, a Dona Maria prepara o batatal para ser "enleirado" - espalha a "caruma" (agulhas de pinheiro) entre as batateiras.

Cavar a terra





As maltas de cavadores no "Giestal", à "Horta", à "Casinha da Eira" e na "Laranjeira", em Chão Sobral. As "cavas" decorrem de Janeiro a Abril e reúnem um grupo de homens e mulheres para enterrar o estrume e preparar o solo para ser semeado.

Cultura da batata



A família Silva fazendo a "enleira" das batatas no "Quintal" em Chão Sobral. A "enleira" consiste na primeira irrigação que é aplicada ao batatal. Por o solo ser inclinado, são usadas "as carumas" (agulhas) dos pinheiros, para misturar com o solo, a fim de evitar que a água "esgarre" - leve o solo em torno da batateira.